mercredi 16 janvier 2008

imigração sul/sul....




malianos expulsos de Moçambique...


81 malianos, em situaçao irregular foram expulsos de Moçambique. Chegaram ontem 15 de Janeiro a Bamako, a bordo de um avião angolano, fretado pelo governo de Moçambique. Uma equipa sulafricana, grantiu os serviços a bordo. Os Malianos dizem ter sido vitimas de maus tratos... leia mais aqui e aqui em francês.

4 commentaires:

umBhalane a dit…

Este modus operandis, das forças policiais de Moçambique, é muito comum.
Não têm formção pessoal, nem técnica, para lidar correctamente com quaisquer cidadãos.
É tudo à bruta, tudo à força.
A apropriação dos bens dos presos, e outros cidadãos, confirma-se.
É vulgar, usual.

Egidio Vaz a dit…

Sim, concordo. A Policia Mocambicana e bruta e tem ma formacao. Ate faz pior que isto.
Pessoalmente sou contra ela; empunham armas do tipo AK47; autenticas metralhadoras e amedrontam pessoas. Agora, antes de te interpelar, disparam-te a queima roupa; se sobreviver, ai sim, te perguntam o que esta a fazer.
Contudo, nao acho que era isso que a Iolanda quis trazer ao debate. Acho que eh o fenomeno da imigracao.
Como nos africanos nos vemos e procedemos? Como os estados procedem em relacao aos imigrantes dum pais africano, igual? Acima de tudo, ate que ponto as criticas que lancamos aos paises europeus sao coerentes com a nossa pratica domestica?
Acho os policias mocambicanos e seu Governo pessimos. Mas sera o Mali diferente?
Abracos.
Egido Vaz
Londres

Aguiar a dit…

umbhalane e egido obrigada pela visita e pelos vossos comentarios.

Umbhalane, nao quero fazer o papel de advogada do diabo, mas tenho para mim que as forças policiais de moçambique, como de qualquer outro pais, sao constituidas por homens e mulheres.- seres humanos- que sao pais, irmaos , maridos, esposas, tias, amantes, filhos homens e mulheres que estabelecem laços sociais, estao inseridos num grupo organizado por laços de amizade, laços familiares, onde amam como todos os seres humanos, um grupo onde o afeto pode conhecer o seu expoente maximo. por outro lado esses mesmos homens estaoinseridos na organizaçao do seu local de trabalho - policia - sitio que os obriga a relacionar com outros homens com os quais nao tëm laços afectivos. estao submetidos a uma organizaçao de trabalho. Entao a minha pergunta é o que faz desses homens e mulheres seres brutos. qdo seria desejavel que eles apenas combatessem a brutalidade? o que faz dos nossos concidadaos policias (homens e mulheres "afectivos" no seu ciclo familiar e de amigos) homens brutos? Em que contexto essses homens se tornam brutos e porquê? se é vulgar é usual é banal porquê a banalizaçao da brutalidade? Porquê a banalização da violencia entre nos mesmos, africanos?

Aqui entro no sujeito que o sempre perspicaz Egidio, tao bem descortinou. é. é isso aí que me preocupa, a imigraçao no interior do nosso proprio continente. Alias, como diria o meu pai, o Egidio tirou-me as palavras da boca. Parece-me importante começarmos a discutir seriamente estas questoes no interior do continente. fala-se da dinamizaçao cooperaçao regional em Africa. como é que a coisa se passa a nivel da cooperaçoa inter regional, no caso africa de leste e Africa autral? Vejam so meus Caros amigos - umbhalane e egido, temos tanto trabalho pela frente.

Egidio, questao pertinente - sera o Mali diferente, como se comportara o mali face aos imigrantes? não sei, nao disponho de dados, mas sei que o Mali é um pais por excelencia de emigraçao. Os malianos vao para todo o lado. No Gabao, por exemplo existem muitos malianos, vivem no "fio da navalha" com medo de serem expulsos sao considerados tbem seres inferiores, como todos os estrangeiro (senegaleses, camaroneses,etc).

Tenho a impressao, é so uma impressaozita minha, que nos, os africanos,seremos repeitados qdo começarmos a olhar um pouco melhor para uns problemazitos que temos ca dentro. é so impressao. pode ser que esteja errada. o que acham?

saudaçoes cordiais

Egidio Vaz a dit…

Extremamente importante, essa sua analise.
Precisamos de mais debate sobre esse fenomeno. Durante muito tempo,temos vindo a falar sobre a emigracao dos africanos para a Europa, e esquecemos da emigracao intra-africa. E, pelo que eu saiba, o tratamento e comparavel.
Abracos.