vendredi 25 janvier 2008

Sabores, daqui e dali...


Bolo de chocolate abobrinhas

Ingredientes
110 g de manteiga sem sal 240 g de farinha
3 ovos
60 g de cacau em po
1 c. de café de bicarbonato de sodio
1/2 c. à café de fermento
-1/2 c. de café de sal fino,180 g de açucar mascavado,1 c. à café de extrato de baunilha,1 c. de café instantanio350 g de abobrinhas raladas
160 g de pépitas de chocolate negro, açucar refinado ou chocolate negro fundido (facultativo)


Numa saladeira, misture, a farinha, o cacau em pó, bicarbonato de sodio, a levedura e o sal. Bata a manteiga e o açucar mascavado até obter uma mistura cremosa e homogénea. Junte-lhe baunilha, o café instantaneo e os ovos um a um, misturando muito bem. Misture lentamente as duas preparações. Incorpore a abobrinha e as pepitas de chocolate. misture lentamente. Leve a forno, à temperatura de 180°, durante 40 a 50 minutos. Deixe arrefecer e sirva-o à temperatura ambiente, coberto de chocolate fundido, salpicado de açucar refinado (facultativo).

Delicie-se.
receita extraida daqui

Camilo Domingos



STP , na voz de camilo Domigos

Camilo Domingos canta em crioulo forro:

Eu lutarei/ lutarei mamã /lutarei com cabeçada/ lutarei com os pés com as mãos ... é o refrão de uma musica polpular Sao-tomense

desta vez Camilo, lembra-nos, as nossas origens angolanas, assim ele mistura sabiamente ritmos tradicionais de STP aos ritmos angolanos do "Kuduro", num ritmo daqui e dali... reflexo daquilo que é STP, misceginação de povos e culturas....

A pestana do equador...




No ilhéu das Rolas a saga continua:



Outrora, no ilhéu das Rolas moravam entre 600 a 700 pessoas, familias de pescadores.
Hoje apenas cinco famílias resistem no Ilhéu das Rolas. Consideram as indemnizações que estão a ser dadas para abandonarem o local de “irrisórias”, porque não dão para comprar terreno e construir uma casa condigna. De acordo com algumas actas de reuniões que o Correio da Semana teve acesso, entre as normas estão: «ficam proibidas as idas à Aldeia para colaboradores do Pestana Equador. Apenas é permitida a colaboradores que tenham subsídio de refeição e que por isso não comam no refeitório»; «na cozinha corta-se a folga do pessoal e paga-se», «adquirir só homens» como «funcionários para a cozinha»; «as funcionárias têm que avisar que estão grávidas» e «não poderão sair do Ilhéu funcionários sem autorização da Direcção». O Grupo Pestana Equador fala de “campanha de desinformação” e o Presidente da República, Fradique de Menezes, a única autoridade que se pronunciou sobre a polémica que tem estado na imprensa local e estrangeira desde o ano passado, diz que é “preciso ter cuidado com essa questão”.


leia mais aqui no correio da semana. ja havia postado sobre este assunto aqui

abraços atlânticos...


Sao Tomé e Principe, na objectiva de Kimangola,

Veja aqui

jeudi 24 janvier 2008

haute Couture...



Valentino,
Costureiro, 75 anos, depois de ter apresentado a sua colecção de alta costura primavera-verão 2008, nos jardins do museu Rodin em Paris, pôs termo à sua carreira. Valentino despede-se do público, 45 anos depois de uma carreira planetaria. Foi ovacionado de pé por cerca de 800 pessoas. A sua ultima colecçao foi, fiel à sua imagem sofisticada e glamour. Veja aqui e aqui.

mercredi 23 janvier 2008

Jardim das palavras ...




Inconformismo

Contemplando a criançada atirada aos caminhos
Encostada ao burgo onde moro
Acenando aos carros circulando pelas estradas poeirentas
Ouvindo as noticias chegadas pela radio
Doutros mundos distantes
De pugnas, lutas, invenções
Do progresso da vida no mundo da ciência
Das artes, das letras, da conquista do cosmos
Da ânsia de resolver os problemas do planeta
Sentimos a inutilidade das mesquinhices do dia-a-dia
Dos complexos criados pelas nossas futilidades
E analizando a vida vazia
Um clima de angustia se levanta sobre as nossas cabeças
Gritando a nossa inercia permanente
Condensada em lugares comuns latentes.
E não levantamos palha do nosso conforto
Para nos debruçarmos sobre o homem da rua
Número zero das nossas realidades.
É mais cómoda a esmola atirada ao palheiro
É mais fácil olhar de cima.
Não interessa descer as escadas da casa grande
Para não sentirmos a sensibilidade retalhada pela incompreensão
Pois o cruzar das mãos é um gesto, e um gesto é acção.
Nao interessa criar atritos
Tomar posiçoes, pedir
Pedir é humano, é mostar as agruras dum grupo.
É estragar a verdura das nossas lindas matas
Tirar a harmonia dum oasis
Obrigando meia dúzia de responsáveis
A erguerem de bem alto o seu olhar cansado
Sobre os escolhos onde existem ilhas escondidas.
Não, não levantemos a mascara.
É tudo cinemaescope.
Construir pousadas humanas nos nossos morros
É romper o muro.
E romper o muro é destruir.
Destruir as belas telas de um éden
É um crime sem perdão.
É um crime impune

(...)

Alda Espirito Santo
In O coral das ilhas
UNEAS, Abril 2006

mardi 22 janvier 2008

agricultura


l’Afrique reste à l’écart de la dynamique économique de la planète. Elle est de plus en plus marginale dans le commerce mondial. Elle représente à peine 2 % des échanges commerciaux alors qu’elle pesait 8 % il y a une dizaine d’années. Certes, le taux de croissance économique de 5,8 % en 2007 n’a pas été aussi élevé depuis longtemps, mais il est dû essentiellement à l’exportation de matières premières brutes, notamment pétrole, minerais, cacao, coton ou café. Or 60 % des Africains tirent leur revenu de l’agriculture. Les produits agricoles représentent environ 25 % des exportations, mais il s’agit de produits non transformés. Les investissements sont insuffisants. En outre, la dérégulation des filières expose les producteurs directement aux fluctuations du marché mondial. Le continent est balkanisé, les marchés sont cloisonnés. Or, historiquement, le marché intérieur a toujours été nécessaire au développement de l’agriculture.
___________
se quiser ler em português utlise o tradutor aqui
foto: Guiné Bissau

Devo confessar que é para mim um prazer estar no cume desta montanha e que estou tentado a querer ficar aqui para levar uma vida mais calma e tranquila. Mas algo cá dentro de mim me lembra que o vale me chama apesar de todas as angústias, perígos e momentos de frustação. Tenho de regressar ao vale. Alguma coisa me diz que a última prova que um homem tem de vencer não é quando vive momentos de conforto e momentos de concordia, mas sim quando vive momentos de desafio e momentos de controversia. Por isso tenho de regressar ao vale (...) um vale cheio dos nossos irmãos brancos e negros que definham numa asfixiante gaiola de pobreza no meio de uma sociedade opulenta.”

Martin Luther King
27 de janeiro, 1965


______
foto: Pico ilha da Madeira

haute Couture...


Ontem, no Polo de Paris, John Galliano apresentou a colecçao haute couture, primavera/verão 2008, verdadeiras obras de arte.
Veja aqui

Stop... Lizz Wright

lundi 21 janvier 2008

Conversas de café...




sentados na esplanada,
em torno de um chá amigo, destilávamos o amertume da vida. mauricianos, ivoirianos, corsegos, belgas, vietenamitas e sao-tomenses iam dedilhando suas critícas ao ritmo da actualidade inter-nacional. Sim, pela força das multlipas nacionalidades, a conversa, foi coloridamente inter-nacional. conversas daqui e dali. ruído, de nossas vozes, galopava. desabafos relampejavam. fantásticos acordes dissonantes. lá, no Quénia, o eco ribomba. aqui, no café, teorias, bombásticas, embalam nossos ouvidos, melodia desafinadamente afinada: communitarismo, corrupçao, conflito de gerações. carimbavamos, assim, as certezas de cada um, no certificado da duvida.

O chá, temporariamente esquecido.arrefecia. tranquilo. os ânimos baixavam. ao som da ultima trovoada, vozes calam-se resignadas. desabafos, adormecidos, repousavam nas chávenas vazias... de repente, nova descarga electrica, dilacera a atmosfera. vibrações belgas, pairam no ar: “digam-me lá, porque é que a Bélgica, esteve sem governo, durante seis meses, devido, ao eterno conflito, entre Flamands e Wallons, mas não degenerou na chacina observada no Quénia? vocês parece que vivem ainda na idade média!” Ups! as chavenas vazias aqueceram-se. como, não sei! ouviu-se de tudo... o cansaço engoliu a emoção, as vozes, sem energia, esconderam-se nos rostos sem historia. estupefacção,...o chá tornou-se amargo. amargamente amargo. despedimo-nos. o gosto amargo de uma Africa selvagem, supostamente, comunitarista, corrupta e diabos a quatro, viajou no meu cerebro. uma Africa diabolicamente diabolizada. dolipran. impotente. o eco do chá continuava na minha cabeça.

releio o texto de Mukoma Wa Ngugi, no blog de chapa 100. detenho-me no paragrafo seguinte:

The first element to consider is that in the absence of strong democratic institutions (the three pillars of legislature, executive and judiciary), democracies in Africa are relying more and more on the goodwill of politicians: in this case, a nation is only as democratic as its politicians.”

não estara aqui a resposta à questão colocada pelo meu amigo belga? marcar um outro cha. impõem-se. enquanto isso, enviei o texto de Mukoma Wa Ngugi , a outros amigos. bate-papo interminavel e super –interessante. as instituiçoes democraticas Belgas sao fortes. Contexto favoravel a negociaçao. Penso. em Africa as instituiçoes democraticas assentam na força do homem politico ou politizado, nao sei. O que acham? sera que podemos mesmo falar de instituiçoes democraticas em Africa. existem? Umh, vou dormir... amanha é dia de trabalho.

dimanche 20 janvier 2008


imigraçao sul/sul


Malabo expulsa 63 clandestinos togoleses,


interceptados ao largo da costa da Guiné Equatorial, quando se dirigiam para o Gabão. os clandestinos mulheres e crianças, foram interceptados a bordo de uma piroga pela gendarmerie da Guiné Equatorial. O Gabão e a Guiné Equatorial , em virtude das suas riquezas petroliferas, atraiem numerosos imigrantes, oriundos da Africa do Oeste e da Africa central. Ler mais aqui, aqui e aqui, em francês.

samedi 19 janvier 2008

coisas da terra… retalhos da vida...





Tio doente. Diabetes. Aumentam em flecha. Quase cego. Primos preocupados. Cotizaçao familiar - nossa segurança social - Tio para o Gabão. Médico consultar. Tio cansado de velho. Cansado de querer descansar, nas dores que lhe massajam o corpo. Sobe no avião. prima acompanha-o. Desce do avião. Enfim Gabão. A salvação. Hotel. Longe. Mosquitos. Muitos. Tio com a sua paciência antiga. Sorri. Conversa com a dor, ri da escuridão que ilumina seus olhos. Põe smafores nos seus pés. Ao medico, vai. Encontro. Comunicação. Dificil. francês. Raro. Rarrissimo. Esquecido nos tempos do tempo. Prima desesperada saca do dicionario. Silêncio. Dicionario ficou mudo. Abismado medico. Pergunta: "no vosso país não há pretroleo?" Prima compreende. Petroleo, afinal, é lingua internacional. Prima, responde: “quer dizer, nao é bem assim, hà mas, dizem que existe, mas ainda nao o vimos, ainda nao esta a ser explorado, ainda, ainda...”. dicionario enrola-se na garganta. Médico indignado: seja como for, o seu governo nao pode levar medicos a Sao Tomé e “pranchipe” ? Bling. Outra prima chega. Francês comprende. Francês fala. poliglota. A salvaçao. Afinal, STP não quer dizer "somos todos primos"?
_________
sorria esta a ser filmado... :)

imposição .... a morte do pensamento



"No centro do saber pensar está o questionamento. Desconstruir é seu primeiro gesto. Depois vem reconstruir, mas para, de novo e sempre, desconstruir. Esta rebeldia é a razão do ser de quem sabe pensar. Aí nasce a autonomia, por vezes exasperada, quando já quer saber pensar sozinha, contra tudo e contra todos. Quem sabe pensar percebe imediatamente que saber pensar é patrimonio de todos , nao de seres pensantemente superiores. Quem bem sabe pensar, em especial com devida ética, percebe que esta habilidade só se efetiva em contexto no qual outros também sabem pensar. Não se volta para a imposição autoritária, mas para a convivência partilhada, na unidade de contrários. Por isso, não podemos compreender a habilidade de saber pensar apenas numa direção, porque se trata de bumerangue: vai e volta."

· pedro demo
_________
imagem : Calavera versao de Jose Guadalupe

mercredi 16 janvier 2008

imigração sul/sul....




malianos expulsos de Moçambique...


81 malianos, em situaçao irregular foram expulsos de Moçambique. Chegaram ontem 15 de Janeiro a Bamako, a bordo de um avião angolano, fretado pelo governo de Moçambique. Uma equipa sulafricana, grantiu os serviços a bordo. Os Malianos dizem ter sido vitimas de maus tratos... leia mais aqui e aqui em francês.

Let's get it on... Marvin Gaye

Jardim das palavras ...


rebentam as aguas.
fim do aconchego. explusa da bolsa amníotica. a vida emprurra-me para outras aguas. ambientes estranhos. circundantes. espermatozoides ferteis. bailam. engravidamos. abortamos. fetos de indiferença. fetos de incompreensão. teimosos. continuamos. interagimos. engravidamos. parimos. outros ambientes, ditam, as malhas de nossos romances, nossos contos... pontinho mais pontinho. construimos. andaimes. inseguramente estaveis. seguramente instaveis. tricotamos. memorias na prosa da vida. linhas, alegres tristes, tristemente alegres, romances, trilhados na poesia da vida, no cruzamento entre o real e o imaginario. gravamos. gravuras gravadas, na fumaça dos sonhos roubados. recortamos. colamos. pintamos. bricolamos. a real realidade. observamos o (in)observavel. imitamos. analisamos. paramos. observamos. gravamos. memoria viva. femea do ambiente circundante. engravidamos. outros partos. aguas expulsas. molham as paredes da esperança. a cada parto sua dor. paradoxo. gravidez sem fim. comédias, tragédias, realistas e surrealistas, atropelam-se, simbiose real e imaginaria, acasalam-se. destroiem-nos. construo-as. outros partos. gritamos em silencio. a dor abafa o ruido. engravido. bolsa amniotica protege-me. jogo xadrez, no tabuleiro dos partos sem fim. fissuras na bolsa amniotica. lagrimas urinadas regam o ambiente circundante. gravida de cansaço. letras. ondulam a tragica dança do ventre no inchaço do ventre vazio. parto de nada... a mão, que outrora escrevera, bloqueia a palavra. estrangula a memoria. memoria vivida... filme às portas do fim. fantastico. grito. surdo o ambiente circudante nao ouve. aborto. contos novos tatuados a fogo, no liquido amniotico. utero vazio. tatuado na infinita beleza das dores sem fim. aborto. embrião urina lagrimas nos sorrisos. aguas irrigam o ambiente circundante. letras e numeros contam outros contos, na fogueira das curvas que escrevem o corpo. romances nossos. poesias tuas. historias gravadas na ectoderme da vida. memorias gravidas e paridas nas fissuras protectoras da bolsa amniotica. amniotica. optica da vida... gravidez. perpétuo inchaço. interacção na cegueira do eco estrangulado...
recomeço. sempre. 1 recomeço.

_____

escultura: la femme accroupie II/rodin

samedi 12 janvier 2008

"coups de cœur"


Mode Vintage

Um século de moda em 224 paginas. Livro prefaciado por Zandra Rhodes - icone da moda dos anos 70 – descreve, a trajectoria da moda no seu contexto hsitorico e artistico. Ilustrado por cerca de 250 fotografias que retaçam as curvas elegantes da bélle époque até à influencia hip-hop. Uma interessante retropspectva de estilos e de formas. para completar a felicidade do publico feminino, esta obra impar, contem no final um guia de compras...

vendredi 11 janvier 2008


A velhice...




Na década de setenta, Simone de Beauvoir publicou A velhice, uma obra de carácter filosófico e sócio-antropológico, antecipando preocupações e mudanças de atitude relacionadas com a chamada “terceira idade”. Simone de Beauvoir caracterizou, para além de caracterizar a velhice como uma instituição social, e não simplesmente como uma condição biológica, analisando-a através da história e situando-a em diversas sociedades e culturas, trata de gerontologia, medicina, sociologia, psicologia e economia, combatendo a postura até então dominante que caracteriza a velhice como uma espécie de segredo vergonhoso, sobre o qual é indecente falar

O livro , a velhice, é, hoje, considerado um clássico e teve impacto comparável ao O Segundo Sexo que, em 1949, despertou interesse internacional e muita polêmica por colocar em pauta assuntos até então considerados tabus, como virgindade, menstruação, orgasmo, controle da natalidade e outros temas que viriam a ser centrais no movimento feminista.
____________
Outros videos sobre a vida e obra de Simone Beauvoir podem ser vistos aqui

Mulher esse animal perigoso ...




« La femme, par son absence d’éducation, maîtrise moins les mots et moins de mots. Elle passe par l’oral, par l’interjetion à Dieu, elle puisse dans ses rêves comme nourriture pour son imaginaire, elle utilise les dialectes, elle mélange, elle métisse, elle écoute. Ça parle. Ça parle trop quelque fois pour les hommes qui se plainent de leur bavardages et ne comprennent pas quel plaisir elles ont à se voir entre elles, à tricoter entre elles des forêts de mots, des entrelacs de passion à en avoir le vertige, à s’en pâmer d’émotion.

Elles parlent. D’elles. Entre elles. Elles constituent petites à petits un nous. Un espace commun ou parler est possible et où écrire commence à être imaginable. Une période s’ouvre ou la femme n’est plus dorénavant objet de l’histoire mais sujet de l’histoire. Des femmes les hommes dissertent sans fin : pour la plupart elles sont imparfaites, mortifères, semeuses de discordes, excessives en tout. Des femmes, certains hommes commencent à faire des ennemies, donc à les considérer a fortiori, dotées des mêmes facultés qu’eux. La querelle des sexes peut commencer »

L’Afrique face à ses défis démographiques...




"L’Afrique face à ses défis démographiques : un avenir incertain",
Sous la direction de Benoît Ferry / Karthala-CEPED-AFD, 2007


Dans la mondialisation actuelle, l’Afrique subsaharienne est de plus en plus marginalisée tant sur les plans économique que politique et pourtant sa population croît considérablement. Elle comptera 1,4 milliards d’habitants en 2040, contre 750 millions en 2006. L’Afrique subsaharienne se trouve ainsi confrontée à de nombreux défis démographiques, liés notamment à la jeunesse de sa population, au rythme de sa croissance démographique et à une transition démographique tardive et limitée. Entre un présent contrasté et un avenir incertain, la dynamique démographique africaine est à la croisée des chemins.
Y a-t-il véritablement une exception africaine ou s’agit-il d’un décalage dans le temps ? Le développement tant souhaité n’est-il pas compromis par l’importance de cette inertie démographique ? Quels types de politiques et d’actions permettraient d’accélérer les processus ?
________
se quiser ler em português utlise o tradutor aqui

êlegancia no feminino...



jeudi 10 janvier 2008

Jardim das palavras ...


"Sou o resultado desses amigos que tenho e do que recebo diariamente de afago, cuidado e demonstrações de afeto. É disso que sou feita: de um bocado de tanto amor.

Sou resultado desses encontros, dessa magia que é meu cotidiano. Dessa minha negociação com a meteorologia pra fazer uma festa na praia e ter de presente uma lua imensa, incrível e pessoas lindas que apreciam a arte, que adoram compartilhar.

Sou a protegida pelos meus Orixás. Sou minhas Meninas, meus Caboclos, meus Pajés. (SOU!) .Sou eu mesma essa gota, esse grão, uma obra eternamente inacabada: tudo é uma possibilidade de melhora, de mudança, de lapidação.

Sou como as pessoas que me cercam, como essa gente que quer mudar a si mesmo pra que o mundo vibre numa freqüência mais saudável. Gente que presta atenção naquilo que não conhece porque abraça a novidade com a sabedoria de quem nunca vai querer parar de aprender: da teoria intelectual mais complexa à maneira mais criativa de improvisar um cinzeiro.

Eu sou essa gente que se dói inteira porque não vive só na superfície das coisas. E que, por conviver mais profundamente com as angústias, são os primeiros a experimentar o êxtase de um dia de sol ou de chuva, de qualquer coisa aparentemente simples. Gente que sabe que viver com simplicidade é a coisa mais complexa que existe... e a mais sábia.

Eu posso ser qualquer coisa que me digam que eu seja porque assim me vêem, porque também sei que tudo é transitório, que tudo é movimento e possibilidade de alguma coisa. Estou apta para me deixar interpretar, mas não para rótulos. Qualquer pessoa que me pense algo, por pensar já perde qualquer coisa que me congele numa imagem... Mesmo quando dizem: tu és poeta. Poesia é fluidez.Sou o que estou e, isto sim, é perpétuo.

Talvez eu seja uma escolha quando todos os caminhos resolveram mudar de lugar só porque ela já foi feita...Mas eu celebro o mistério.

mercredi 9 janvier 2008

elegancia no feminino...



Simone de Beauvoir completaria hoje 100 anos...