Porque teriam os acontecimentos evoluido para tal estágio de violencia? A violência tombou do céu, de um momento para outro? Infelizmente, o ser humano, olha, de preferência, para o "sofrimento espetaculo". As restantes, manifestaçoes de sofrimento, sinais de descontentamento, são invisiveis, incolores, inodoras... como observa-las? Será que o descontentamento dos cidadãos resume-se, unica e exclusivamente, ao aumento do preço do pão e dos transportes semi-colectivos? Questão, deveras, trivial.
O certo, é, que na sequencia, da manifestação popular as tarifas dos transportes voltam ao estádio inicial. Quais são os problemas que daí advém? Encontara, seguramete, varios subsidios, do ponto de vista sociologico, aqui, aqui e aqui . Entretanto, sugiro, que leia, o interessante, artigo, do economista Basilio Muhate, aqui.
Muhate, mostra-nos a complexidade da situação, atravès das seguintes questões: E agora ? quem subsidia a quem ? por um lado temos os transportadores que dizem que os custos de combustíveis são altos e que são insustentáveis; por outro lado está o cidadão que defende que os salários são baixos e a estes preços dos transportes o custo de vida é insustentávelmente alto; e por outro o Ministério dos Transportes e Comunicações que procura mediar de alguma maneira a situação.
ja agora, veja também uma interessante discussão aqui
________
imagem tirada daqui
2 commentaires:
Mme. Aguiar
A propósito do mapa, não queira iniciar um incidente diplomático com a Tanzânia.
Anexou completamente aquele país.
E pôs a fronteira de Moçambique, junto ao Quénia.
Está a ver o duplo problema?
Bom humor.
Beijo achocolatado, com cacau de S. Tomé e Príncipe.
Caro umbhalane, mto obrigado por ter passado, obrigado pelo seu comentario...
...os africanos sao pacificos e solidarios, somos da paz, por isto não ha problemas...
o que é preciso, mesmo, é não perder o humor :)
bem haja
Enregistrer un commentaire