jeudi 14 février 2008

Work ... Kelly Rowland

9 commentaires:

Aguiar a dit…
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
Unknown a dit…

Ola, ca' das costas do Indico, Mozambique. Primeira vez que visito teu lugar. Gostei de apreciar a volta. Se quisers, faz o link ao meu lugar que ficaria agradecido. Conte mais a vida em Sao Tome'.

Juro-lhe que se nao fosse a BBC-LP nao havia de saber nadinha dai'. Mas tu sabes que temos lac,os que remontam a nao sei quando.

Para alem da lingua os nossos avos foram levados para esses arquipelagos de Sao Tome e la' em Cabo Verde. Ja' la' estive. Adorei. A unica coisa e' que o calor e' bastante humido.

Esta' bem vinda ao meu blogue.

Boa noite.

Dede Moquivalaka

Aguiar a dit…

obrigado pela visita caro Moquivalaka. Vou tentar falar um pouco mais sobre STP. Neste momento é sobretudo falta de tempo. Tenho que tratar do sobrevivencia, temps virao em que contarei mtas historias sobre STP.

é verdade que ainda la estao alguns de seus avos -moçambicanos contatados para trabalhar nas roças - muito poucos, ja velhinhos, mas com muitas historias para contar. recolhi as historias de alguns, entre os quais tenho grandes amigos. muitas saudades. tenho saudades e ao mesmo tempo receio. receio de nao mais voltar a ve-los. nao mais poder sentar-me no chao, a olhar para os rostos, que mesmo calados falam... esperar paciente que o silencio deles se encontre com as suas memorias e me ensinem a vida...

ja esteve em caboverde? em que ilhas esteve? A miha avo é caboverdiana. Uau fez-me remexer a minha memória e rebuscar as minhas identidades, merci. Bom tenho que ir mesmo. ja é tardde para mim.

saudaçoes cordiais

PS: obrigado pelo convite, para visitar seu blog, mais logo tentarei visita-lo, ja vou chegar atrasada, a conversa estava boa de mais, acabei viajando até à perola do equador...

Aguiar a dit…

Caro Moquivalaka é-me impossivel entrar em seu blog. acesso negado.

Unknown a dit…

Ola Aguiar;
Muita pena nao teres entrado no meu bloque por aquela via. Mas prontos deixo aqui o endereço do sitio: nome do blogue: Miradouronline se quiserer procurar por via google ou
http://ondeteencontrar26072007.blogspot.com/

Pois bem cara, deu para ler e reler o teu comentário. Tocou-me! Mas por favor, não os deixe morrer! Ainda bem que dizes que eles tem muito a contar. Monta aí uma oficina de história sobre ‘gente que veio da pérola do índico’. Talvez assim soubessemos das nossas raísez. Como se expandem até as terras de São Tomé e Princípe. Para dizer-te a verdade, em Maputo temos uma pequena comunidade de são-temenses, entre estudantes, médicos e outras profissões. Gente boa e de fácil trato!

Olha foi a Cabo Verde em 2002. Como a minha estadia foi relativamente curta, viagei por muitos cantos para depois me concentrar no Mindelo e depois na Cidade da Praia. Foi interressante estar lá. Gostaria de reviver! Tu tens raizes coverdianas? Hum, só que prontos estás aí em STP. Pode ser dificil ir ver a terra dos ávos com frequência desejada.

Tens interesse com o que se passa cá em Moçambique? Não é por nada, mas notei que fizeste referência à situação que vive aqui. Minha irmão a coisa é assim: Pobreza absoluta sobrepôs-se a riqueza absoluta. A caréstia da vida é demais aqui! As pessoas mal têm algum para sobreviver; quer dizer falata dinheiro para transporte [Maputo embora não tão grande assim, as distâncias não dão para galgar a pé], pão e saúde. Isto por um lado, por outro, você vê gente a dar passeatas no Grande Maputo com um Hammer de último grito, os filhos dos dirigentes num bling de invejar. A proposito procure a musica do Azagaia ou neste elo: http://ondeteencontrar26072007.blogspot.com/2008/02/o-povo-j-est-no-poder-continua-banida.html
Poderás ter uma ideia sobre a razão dos protestos populares. O governo encolheu-se já que vive sem políticas certas sobre as actividades económias dado que só aparecem a acusar que ‘há uma mão externa’ ou ‘mão invisível’ a agitar a população! Dá para acompanhar novos desenvolvimentos que passam por subsidiar os combustiveis aos Chapas100 (Os nossos semi-colectivos de passageiros) e muito mais.

Ouve, podia me alongar mas espero que tragas mais sobre STP, essa terra linda. Tenho visto muita coisa interressante sobre a colinaria na RPT e aprendo muito! Com esta deixa, te saudo com um adeus.
Dedé

Unknown a dit…

Aguiar, antes que me esquec,a. Porque nao colocas os dizeres no teu bloque em Portugues? E so' ir nas tuas ferramentas mudar. Um bom fim de semana....
Dede

Aguiar a dit…

Ola Dede
visitei o seu blog. mto agradavel interessante. Vi num cantinho algumas coisa de geometria. O Dede é programador?

Pus um link,para o seu blog, ali, a seguir ao imbondeiro. Noa sei fazer aquela maravilha que o Dede fez, ao linkar o elites. Sera que pode ensinar-me?

Conheço a musica do Azagaia. Boa batida. intervencionista qb.

é sim Caro Dede interesso-me pelo que se passa em Moçambique e pelo que se passa no resto do mundo tbém. Salvaguardando a especificidade do pais o que se passa em Moçambique nao é diferente do que se passa no resto do mundo. penso.

senao repare, manisfestaçoes contra as subidas de preços, dos generos alimenticios, têm havido um pouco por todo o mundo: Mexico, por causa da galete, em Italia por caussa das massas alimenticias, Marrocos, Senegal, Ouzbékistao, Camaroes, Burkina fasso...

As desigualdades nao param de crescer, infelizmente. O que fazer?

Resta-me desejar-lhe um excelente dia Caro Dede.
Fique bem.

Unknown a dit…

Passei para dizer Obrigado pela visita ao meu blogue. Fico feliz por ver que fizeste o link.

Tu queres saber sobre o feed? Para o Feed e' simples: Abra qualquer blogue e repare para uma figura cor de laranja lado direito em cima. Da' um clique nela. Ali te abre uma pagina com os assuntos e noticias desse blogue. Atencao: Daqui vais ao link http://......./feed ,que a pagina te mostra acima. Copias, fechas e vais agora a tua conta para um lugar de: abre ESQUEMA e vai ao ADD PAGE ELEMENT. Aqui esta's em presenc,a do Feed que te pede para
Adicionar conteúdos de um feed RSS ou Atom ao seu blogue. Clique e abre-te uma janela onde fara' o PASTE/COLAGEM que copiou. Ele assim tras para o ecra os ultimos posts. Pede-te para CANCELAR OU CONTINUAR...para publicar. O resto e' so' fazer os arranjos na pagina.
Espero ter servido! Caso nao consigas, has-de me dar a tua chave temporariamente que no entanto podes mudar para que eu faca por ti.

Sobre o cantinho de geometria, e' apenas um elo para os que gostam dessa materia. Gosta de geometria? Se sim, e' um espac,o que vou procurar preencher com informacao mais recente no campo.

Percebi o teu comenta'rio sobre os protestos. Tambe'm que nao deve ser caso de Mozambique apenas. Mas a licoes que se podem aprender dessas comunalidades? Porque o que vejo e' que a riqueza absoluta ja' se esta' a apossar de alguns enquanto a pobreza absoluta vai de vento em popa devorando a maioria!

Mas nao te esqueces, nao te esquecas de dar uma busca de lac,o STP-Mozambique. Com entrevistas ou retratos escritos sobre o que essa gente que foi para ai faz agora, cultura e mais. Ouve, adorei a tua linha...um pouco lanc,ado na moda, musica e cultura...

Vou terminar com um abraco forte!
Boa noiteeee!

Aguiar a dit…

Caro Dede,
recebi o abraço forte. guardo-o com mto carinho para poder enfrentar mais um dia de luta. Recebi tbem todas as instruçoes, mas a minha cabeça anda a 200 mil a hora, quer dizer que nem sequer tentei executar as instruçoes. Tenho mto trabalho mesmo. o post sobre STP, vai sair. alias o Dede nao é o unico, a assinalar-me dois bloguistas amigos ja o fizeram antes e têm insistido...


a proposito de geometria, existe um site mto interessante que se chama matematica na veia (http://matematica-na-veia.blogspot.com/search/label/algebra) aconselho-o a visita-lo. depois diga-me alguma coisa, sim? se for aqui ao lado à rubrica blog. o Dede entra directamente.

Olha Dede sobre as diferenças sociais ja mto pensei, ja mto estudei e confesso que agora a minha estratégia é tentar nao cair na pobreza absoluta. So assim poderei ajudar os outros, em particular os agricultores das antigas roças : moçambicanos; angolanos, caboverdianos e seus descendentes e toda a gente que por la viva. Para ser franca cansei de falar. Entre o discruso e a acçao vai uma grande distancia. é bom que haja quem denuncie as desigualdades, mas penso que sera bom tambem existir gente no terreno a trabalhar, eu prefiro a segunda via. Por enqto deixo a conversa para os especialistas.

As pessaos que, ainda, vivem no meio rural, precisam que se ocupem delas. nao podemos estar todos na cidade a falar.

Alias,sao as mesmas pessoas que criticam a pobreza que nao dispensam a riqueza absoluta. a luta contra a pobreza virou fonte de rendimento de uns...

particularmente ja cansei de blabla Dede... Devem existir outras maneiras de tornar o mundo melhor...acreditar nisto ja é meio caminho andado para que eu, particularmente, nao baixe os braços.

Estamos juntos nessa luta, ai, cada um muda aquilo que poder mudar, com as armas que tiver, para o fazer no momento.

Com isto quero dizer que o blablabla tbem é necessario, a musica de azagaia é necessaria, as manifestaçoes pelo mundo fora tbem, os protestos dos sociologos, jornalistas, historiadores, informaticos, agronomos, mecanicos do padeiro, da cozinheira, medicos, da lavadeira, da quatorzinha, da empregada domestica, do desempregado, do camponês, etc, etc, tambem são necessarios...todos, somos sempre poucos, para tentarmos minimizar, esse flagelo social, que parece minar o mundo em geral e Africa em particular...

Bem meu caro ja botei o meu discurso e agora tenho que ir Work, como a Kelly Rowland :)

tenha um excelente diaaaaaaaaa Caro Dede.

Um abraço atlântico.