mardi 12 février 2008

Pensar diferente...



No Senegal, um mausoléu foi erigido, à memoria e obra de Cheikh Anta Diop, historiador e escritor falecido há vinte e dois anos.

A cerimónia de inauguração desenrolou-se no dia 8 de Fevereiro de 2008 à Thieytou, localidade da região de Diourbel (centro) onde estão os restos mortais Cheikh Anta Diop, na presença de responsáveis senegaleses e membros da família do cientista, cuja obra é marcada por numerosos trabalhos e obras égyptologie.

segundo o le monde, o mausoléu foi construído a pedido do presidente senegalês Abdoulaye Wade para "corrigir um erro (da história)."

Cheihk Anta Diop foi em abono da verdade um solitario. Nascido a 29 de Dezembro de 1923 à Thieytou (Caytu), fequentou a escola à Diourbel, DaKar e Saint- Louis (norte). Estudou física e química, mas também a história e as ciências sociais em França, antes de especializar-se em física nuclear.


Cheikh Anta Diop, convida, no video acima, todos os cientistas do “mundo negro” independentemente do seu país de origem, a fazerem a distinçao entre ciência e ideologia. Diz, Ele, que a “ideologia jà fez mal de mais à ciência... por isto, nòs temos todo o interessa em mostrar que estamos num terreno estrictamente cientifico...”
_________
Que erro pretende o presidente senegalês reparar? Porquê esta homenagem, 22 anos depois?O que se tera escondido sobre Anta Diop? porquê? Sera que a "verdade" sera reposta algum dia?Porque foi CheiKh Anta Diop contestado, tanto, no Senegal como em França? Porque sera que Senghor o considerou apenas como um "agitador de ideias"? O que é um " agitador de ideias"? Quando é que um pensamento pode e deve ser classificado como "agitador"? Sera que os intelectuais da época cofundiram ciência com ideologia? E agora, como é que a coisa se passa? Existem nos nossos dias "agitadores de ideias"? Ou sera que apenas se confunde ciencia e ideologia? Sera que os intelectuais ainda hoje confundem ciência com ideologia? O que é a ciência? o que é a ideologia? Porque sera tão dificil interagirmos com aqueles que pensam diferente? porque sera tão dificil respeitarmos pensamentos diferentes? Porque tendemos a ridicularizar todos aqueles que pensam de maneira diferente? Porquê que, consciente ou inconscientemente ostracizamos aquele que pensa diferente? sera que vivemos no mundo do "sempre foi assim" e por conseguinte tudo é imutavel? A ser assim, a todos aqueles que ousam pensar diferente, resta-lhes a consolação de um hipotético mausoléu... sera?
____
tradutor aqui
foto tirada daqui

2 commentaires:

Egidio Vaz a dit…

Cara Iolanda,
Muito obrigado pela referencia ao reconhecimento que se faz em relacao ao Cheik Anta Diop.
As suas questoes tambem sao mui importantes. So que... ai esta..
Acho que voce esta em melhores condicoes de comecar a responde-las. Afinal,esta por dentro dos assuntos!
Apesar de gostar de perguntar, pessoalmente sinto-me ate certo ponto realizado em dar respostas iniciais as minhas questoes.
Da forma como as coloca, fica muito dificil para mim, cogitar sobre qualquer coisa. Tinha que voltar a rever a historia, coisa que eh de facto dolorosa. Tinha que ver a confusao que reinava entre Senghor e Nkrumah; negritude e pan-africanismo e por ai em diante; tinha que voltar a rever a fiosofia do Cheik e a do Senghor, para no fim voltar a questionar como o faz.
Por favor, responda-me a uma pergunta: quais deveriam ser as razoes que estiveram por detras da marginalizacao do Cheik pelo Senghor?
Abracos de Johannesburg...

Aguiar a dit…

Ola Egidio, obrigado por ter passado, obrigado ainda, por se ter desponibilizado a comentar.

Pois é, carissimo, perguntas e mais perguntas... la esta, assim como assim, Anta Diop, nao era facil mesmo, veja so, depois de morto continua a suscitar interrogaçoes... Pudesse eu falar com os espiritos e tudo seria mais facil... :-)

Infelizmente, nao lhe posso ser util. Penso. minhas questoes, nao mais sao do que o espelho da minha ignorancia. qto mais tento informar-me, apercebo-me que so sei que nada sei.

“ quais deveriam ser razoes que estiveram por detras da marginalizacao do Cheik pelo Senghor?” boa pergunta, sinceramente desconheço a resposta, mas podemos pensar juntos. Vamos pensar juntos caro Egidio? O que estara por traz da marginalizaçoa de Senghor? Quais poderiam ser as eventuais razoes?

Sera que é a religiao, ou a etenia? Sera, como diriamos nos nossos dias, Senghor foi o exemplo perfeito de uma “integraçao” bem sucedida? Sera porque Senghor era um gentil poeta e Cheikh Anta Diop, um obstinado investigador? Sera porque Senghor era apenas um literario enqto Anta Diop era pluridiscipinar, fisico, quimico e etc et tal? Sera porque a “emoçao é negra e a razao helenica”? sera que um era o homem no poder o outro esteve sempre na oposiçao? Nao sei caro Egidio. ainda por cima, la esta, mais perguntas :)

Caro Egidio, sera que pode sacar das suas ferramentas de historiador para nos ajudar a reflectir um pouco mais sobre nossos intelectuais?

Particularmente saltou-me à vista o facto de Diop, ter sido nomeado, professor de historia, associado à faculdade de letras de Dakar, apenas no ano de 1981, i.é, 27 anos depois da publicaçao do celebre livro “Nations négres et cultures”... Mas o que pensar?

Certo, Wade esta apostado em reparar um erro historico, qual erro, nao nos diz, a ministra da cultura Mme Birame Diouf, diz que existem zonas de sombra, mas, devemos, concetrar-nos, sobretudo, na vontade do presidente Wade em corrigir a historia e revelar ao mundo, que Africa tbem temos seus intelectuais e que estes merecem ser consagrados. Ja agora uma perguntinha para o meu historiador preferido, como é que se corrige a historia? É possivel corrigir-se a historia.


Ilustre (como diria Ivone Soares) agradeçemos (os leitores e eu), atencipadamente seu precioso contributo.

Bem haja