mardi 5 février 2008

conversas de café...


Africa e seus ditadores...



Tenho duvidas se o problema de Africa se centra exclusivamente em seus ditadores. tenho muitas duvidas mesmo. Varias questões bailam no meu espirito. Quem são os ditadores? O que são ditadores? Como se produzem ditadores em Africa? Deveremos analisar o problema dos ditadores africanos, do ponto de vista local ou global? Os ditadores africanos sao produzidos no interior do territorio Africano ou no seu exterior? Onde estao os ditadores, no territorio africano, ou no exterior deste? é possivel analisar o problema da ditadura em Africa sem considerar as suas relaçoes com o exterior?

Nao quero fazer o papel de “advogada do diabo”, mas esta nao é a primeira revolta contra Iddriss Deby, no Tchad. Em outras ocasiões a França interferiu. Na sequência de declaraçoes controversas do presidente francês Nicolas Sarkozy, no caso da ONG humanitaria “arca de Zoé”, Iddriss Deby ousou dizer a Sarkozy: “ O Tchad é um pais soberano”. Desta vez, os avioes franceses, úteis noutras revoltas, estão estacionados em Libreville. “nao intervêm nos problemas de um país soberano”! Sera que as declaraçoes de Iddriss Deby , influenciaram a tomada de posiçoes França? Não sei. Sao apenas questoes a reflectir. Creio.

Acho, ainda, interessante, o facto de que, não param de chegar a Libreville aviões com expatriados franceses. Impossivel dormir, o ruido emitido pelos aviões é ensurdecedor, o calor tambem nao facilita. Assim, dou por mim a pensar nos muito tchadianos, que ganham os paises, vizinhos pelas bordas de agua, caminhando com seus pés todo o terreno...

Nao sou apologista de ditadura alguma. Mas, impossivel não me inquietar pelo futuro do Gabão, por exemplo. Antes de muitos de nós nascermos, Omar Bongo, já era presidente. Atendendo à sua idade, e, ao facto que a morte é uma certeza para os nascidos, resta-me esperar, que os gaboneses sejam "sages"...

Acresce ao facto que, em alguns paises da Africa Central, assim como da região dos Grandes Lagos, estão as melhores terras agricultáveis de Africa. Considerando que 60% dos africanos tira o seu rendimento da agricultura e que o Banco mundial recomenda que se coloque a agricultura no centro das politicas de desenvolvimento, é caso para se perguntar em que estarão a pensar os nossos sábios?

sao, apenas, algumas ideias surgidas no calor do café...

2 commentaires:

KImdaMagna a dit…

Nas origens do Mundo, os faunos nasceram de pastores antigos e povoaram e semearam as terras...

Hoje os políticos ( todos eles) nascem dos vermes que se formam entra a casca e a polpa do dinheiro , tornam se tiranos/ ditadores.
Tem razão de ser a sua pergunta. Donde vêm estes vermes de dentro ? de fora ? perante a selvajaria de suas decisões torna se irrelevante donde vêm. O Seu ( deles ) estar por aí e presença já é medonho castigo.
Diria eu que o espírito gregário está superando o espírito nómada.
É preciso mesmo estar atento.
Parabens assim pelo assunto

Xaxuaxo

Aguiar a dit…

obrigado pelo comentario. so nos resta mesmo isto, estarmos atentos...

saudaçoes cordiais