
vendredi 29 février 2008
das ajudas...

. barragem hidroeléctrica do Rio Papagaio
A hidroeléctrica do rio Papagaio foi inaugurada em Julho de 1993, pelo então primeiro-ministro português Aníbal Cavaco Silva. Contudo, segundo a população local, logo após a inauguração o fornecimento de electricidade foi interrompido, escreve o Tela Non. A interrupção foi atribuída a uma "insuficiência técnica na captação de água".
. Luís Amado
Luís Amado chega ao fim da manhã de domingo à capital são-tomense para uma visita oficial de dois dias com o objectivo de "marcar a vontade política que Portugal tem em continuar a reforçar as relações com o país e apoiar também São Tomé a sair de alguma instabilidade que tem vivido ao longo da última década",
. passaportes biométricos,
Na sua visita a São Tomé, o ministro da Administração Interna vai levar na bagagem material diverso para doar às autoridades são-tomenses. Rui Pereira vai doar à Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe 50 kits completos de fardas da Polícia de Segurança Pública (PSP) portuguesa
jeudi 14 février 2008
mercredi 13 février 2008
Desculpas...

O chefe do novo governo australiano, pediu desculpas oficiais aos aborigenes.
leia mais aqui e aqui em francês.
Se necessario for, utilise o tradutor aqui
________
Para que serve o pedido de desculpas? Mudara algo na vida dos aborigenes? Trata-se a penas de uma questao politica? Qual é a intençao do novo governo? O que pretendem eles verdadeiramente fazer para melhorar a vida dos aborrigenes? Qual é a função social da desculpa? Hoje, no nosso mundo hiper mediatizado o que significa pedir desculpas?
raparigas das ilhas e seus clientes...
Ângela*, 28 anos, robusta e simpática, saiu para a rua às 19 horas, vestindo uma blusa de alcinhas preta, uma calça jeans apertada e missangas nos seus curtos dreadlocks. Seus clientes habituais são "operários portugueses, marinheiros de Malabo [Guiné Equatorial] e são-tomenses", disse ela ao PlusNews.
Seus clientes preferidos são os marinheiros das frotas pesqueiras estrangeiras. "Eles chegam ao porto loucos por sexo selvagem e trazem presentes como peixe seco, arroz, roupas e brinquedos", explica ela. Mas os portugueses são os mais promissores: "Se um deles se apaixonasse por mim, eu poderia deixar esta vida e mudar para Portugal." leia mais aqui

_____________
foto tirada daqui
mardi 12 février 2008
Pensar diferente...

A cerimónia de inauguração desenrolou-se no dia 8 de Fevereiro de 2008 à Thieytou, localidade da região de Diourbel (centro) onde estão os restos mortais Cheikh Anta Diop, na presença de responsáveis senegaleses e membros da família do cientista, cuja obra é marcada por numerosos trabalhos e obras égyptologie.
segundo o le monde, o mausoléu foi construído a pedido do presidente senegalês Abdoulaye Wade para "corrigir um erro (da história)."
Cheihk Anta Diop foi em abono da verdade um solitario. Nascido a 29 de Dezembro de 1923 à Thieytou (Caytu), fequentou a escola à Diourbel, DaKar e Saint- Louis (norte). Estudou física e química, mas também a história e as ciências sociais em França, antes de especializar-se em física nuclear.
lundi 11 février 2008

Patrice Trovoada,
samedi 9 février 2008
Storytelling - A maquina para fabricar ideias e formatar os espiritos

Storytelling
La machine à fabriquer des histoires et à formater les esprits
Christian SALMON
Salmon afirma, neste livro, que, o mundo de amanhã sera o resultado duma luta entre narrações impostas e contra-narrações libertadoras. Diz ainda que a comunicação é a nova arma de "distração massiva". Esta, por intermedio da mundialização e do cinismo dos comunicantes, tranformar-se-à na arte de "formatar espiritos".
Le "storytelling" apareceu na década de noventa, nos EUA. Epoca em que a curva narrativa das ciencias sociais coincidia com a explosão da internete e a evolução das novas tecnicas de comunicação. A storytelling política entrou na Casa Branca, pela mão de Bill Clinton. Este fez de storytelling, a "arte de fazer politica". "A política, diz Clinton, deve, antes de mais, oferecer às pessoas, a possibilidade de melhorar a sua propria história."
Hoje, um discurso político cativa, sobretudo, quando aparece como uma história héroica e real. Tal como, uma novela ou uma série televisiva funcionam sobretudo se forem "verdadeiras" .
_________
Se quiser, saber, algo mais, sobre, este interessante livro, leia aqui, aqui e aqui em francês.
jeudi 7 février 2008
Jardim das palavras ...
Ah! Essa sou eu:
Violência urbana em Maputo

Porque teriam os acontecimentos evoluido para tal estágio de violencia? A violência tombou do céu, de um momento para outro? Infelizmente, o ser humano, olha, de preferência, para o "sofrimento espetaculo". As restantes, manifestaçoes de sofrimento, sinais de descontentamento, são invisiveis, incolores, inodoras... como observa-las? Será que o descontentamento dos cidadãos resume-se, unica e exclusivamente, ao aumento do preço do pão e dos transportes semi-colectivos? Questão, deveras, trivial.
mardi 5 février 2008
conversas de café...
Africa e seus ditadores...
Tenho duvidas se o problema de Africa se centra exclusivamente em seus ditadores. tenho muitas duvidas mesmo. Varias questões bailam no meu espirito. Quem são os ditadores? O que são ditadores? Como se produzem ditadores em Africa? Deveremos analisar o problema dos ditadores africanos, do ponto de vista local ou global? Os ditadores africanos sao produzidos no interior do territorio Africano ou no seu exterior? Onde estao os ditadores, no territorio africano, ou no exterior deste? é possivel analisar o problema da ditadura em Africa sem considerar as suas relaçoes com o exterior?
Nao quero fazer o papel de “advogada do diabo”, mas esta nao é a primeira revolta contra Iddriss Deby, no Tchad. Em outras ocasiões a França interferiu. Na sequência de declaraçoes controversas do presidente francês Nicolas Sarkozy, no caso da ONG humanitaria “arca de Zoé”, Iddriss Deby ousou dizer a Sarkozy: “ O Tchad é um pais soberano”. Desta vez, os avioes franceses, úteis noutras revoltas, estão estacionados em Libreville. “nao intervêm nos problemas de um país soberano”! Sera que as declaraçoes de Iddriss Deby , influenciaram a tomada de posiçoes França? Não sei. Sao apenas questoes a reflectir. Creio.
Acho, ainda, interessante, o facto de que, não param de chegar a Libreville aviões com expatriados franceses. Impossivel dormir, o ruido emitido pelos aviões é ensurdecedor, o calor tambem nao facilita. Assim, dou por mim a pensar nos muito tchadianos, que ganham os paises, vizinhos pelas bordas de agua, caminhando com seus pés todo o terreno...
Nao sou apologista de ditadura alguma. Mas, impossivel não me inquietar pelo futuro do Gabão, por exemplo. Antes de muitos de nós nascermos, Omar Bongo, já era presidente. Atendendo à sua idade, e, ao facto que a morte é uma certeza para os nascidos, resta-me esperar, que os gaboneses sejam "sages"...
Acresce ao facto que, em alguns paises da Africa Central, assim como da região dos Grandes Lagos, estão as melhores terras agricultáveis de Africa. Considerando que 60% dos africanos tira o seu rendimento da agricultura e que o Banco mundial recomenda que se coloque a agricultura no centro das politicas de desenvolvimento, é caso para se perguntar em que estarão a pensar os nossos sábios?
sao, apenas, algumas ideias surgidas no calor do café...
lundi 4 février 2008
C’est la jonction de nos idées qui se fait dans la pensée à chaque jugement ou affirmation, c’est l’enchaînement entre nos jugements quand nous raisonnons qui expriment les liens, les solidarités, les harmonies entre tous les éléments du réel.
Il en résulte que notre intelligence connaît peu de chose à la fois et qu’elle ne connaît que d’une manière successive et progressive, dans la série de ses jugements et de ses raisonnements.
La science c’est-à-dire l’ensemble de conaissances dont l’intelligence humaine est capable, est vaste et complexe, et nous ne l’acquérons que lentement, pas à pas, en allant d’affirmation en affirmation sur les nombreux chemins qui explorent le réel où il y aura toujours de nouvelles découvertes à faire. Ce que nous avons dit sur la perfection de l’intelligence ne doit pas nous empêcher de voir les imperfections de l’intelligence humaine.
D’abord dans l’ignorance, notre intelligence n’est qu’un germe, qu’une capacité : sa vraie perfection, qui est dans cette possession de la vérité par la science dont elle est capable, elle doit acquérir par l’effort de recherche, de découverte. Sur cette longue route que conduit à la vérité, l’intelligence peut se tromper, faire des faux pas, d’où la possibilité de l’erreur."
