lundi 17 mars 2008

Plantas Viajadoras...




O café (Coffea sp.)


foi uma das alavancas impulsionadoras da renovação da economia de Sao Tomé e Principe (STP).

O café é originário das zonas montanhosas da Abissínia - Etiopia. Fruto de uma semente conhecida no sul da Europa já no final do século XVI, só foi introduzido no Brasil em 1727 pelo Sargento Mor Francisco Palheta (1670?) a darmos crédito à versão oficial Palheta teria se valido de uma expedição militar enviada a Caiena com o intuito de examinar questões referentes às disputas fronteiriças entre Portugal e França no âmbito da América do Sul para sob rigoroso sigilo transplantar ao Brasil, mais exactamente para Belém algumas sementes e mudas de café. É pelo menos o que se depreende da leitura das instruções dadas aos militares pelo governador do Maranhão João Maria da Gama, as quais o aconselharam textualmente "se acaso entrar em quintal ou jardim ou roça onde houver café" não hesitar um minuto sequer e "com pretexto de provar algum fruto… esconder algum par de grãos com todo o disfarce e toda a cautela". Assim mesmo a seco. (Alves Filho, 1999)

O café foi reintroduzido em África. Diz-se, que os portugueses trouxeram-no do Brasil para África Ocidental, precisamente para Cabo Verde e São Tomé, nos fins do século XVIII, demonstrando desta forma que foi mais fácil atravessar o Oceano Atlântico que o interior do continente Africano (Ferrão, 1992).

João Baptista da Silva Lagos enquanto capitão-mor de São Tomé trouxe-o “em uns caxões”. Aceitou-se durante muito tempo que o café foi introduzido em São Tomé no ano de 1800. Sabe-se hoje através de documentos, que, pelo menos em 1789, se fizeram introduções (Ferrão, 1992).


Como se referiu embora o café tenha sido introduzido, em STP, ainda no século XVIII, a expansão da cultura deu-se lentamente e só em 1832 é que se dá inicio à exploraçao economica, propriamente dita, com a exportação de cerca de 100 toneladas .

Em STP, a exportação de café atingiu o seu máximo em 1889. Pouco antes da independência em 1973 exportaram-se 43 toneladas de café.

O café foi durante mais de trinta anos o único produto cultivado e exportado, em STP. So a partir de 1868 começa a sofrer a concorrência do cacau.


2 commentaires:

Unknown a dit…

Oi Aguiar,
Gostei do artigo. Muito pedagogico. Ampla divulgacao do mesmo sera' feita o meu sitio. Tenha uma boa semana de trabalhos, e...
Dede

Aguiar a dit…

Mto obrigao Dede; ainda bem que gostou, foi a pensar em si que escrevi. Peace