lundi 10 mars 2008

recursos naturais nao sao determinantes para o desenvolvimento...



José Brito,
ministro da economia, do Crescimento e da competitividade,
de Cabo Verde,
em entrevista ao jornal “les Afriques”, declarou: “Tempos houve em que, Cabo verde, viveu essencialmente da ajuda publica ao desenvolvimento e das remessas dos emigrantes. Hoje, já não é o caso. Hoje é o investimento directo estrangeiro que implusiona a nossa economia”.

Mais adiante Brito acrescenta Os recursos naturais sao importantes para o desenvolvimento de um país, mas não são determinantes e Cabo-Verde é disto um exemplo. Brito diz ainda que “a estabilidade política, macroeconomica e o desenvolimento da educação, sao a essencias para o desenvolvimento país”.

Brito salienta, também, a importancia da consolidaçao do estado de direito em Cabo-Verde. “O poder judiciario é independente. Não há intervençao politíca sobre o poder judiciario (...) muitas vezes em Africa existe uma grande fraqueza institucional. Temos tendencia a considerar que a democracia é o voto, ou simplesmente a alternância. Penso, que, isso nao é suficiente, é absolutamente, necessario que as instituiçoes funcionem e que elas possam tomar decisões que sejam independesntes do poder politico. Assim, se cria a confiança, para que os investidores venham...”



_______

leia mais aqui em francês
se necessario, utilize o tradutor aqui

1 commentaire:

umBhalane a dit…

Por isso é que Cabo Verde já conseguiu o que está à vista de todos.

Só precisa de dominar melhor a corrupção de parasitas instalados no aparelho da Governação - pesada herança do partido único.

A atracção de capitais, investimentos, tecnologias, criação de riqueza (empregos, exportações, etc,)poderiam ser bem maiores, mais notáveis.

Ainda assim...no bom caminho.