dimanche 16 septembre 2007



Navego pela blogosfera a um certo tempo, particularmente pela blogosfera moçambicana de ciencias sociais. têm trabalhos interessantes, acho.

Foi justamente um post de Carlos Serra intitulado cartografar-os-capitalistas-nacionais que me inspirou o titulo do blog, vamos la ver se serei capaz de reflectir de forma interessante sobre este assunto...

Alias ja havia colocado muitas perguntas num dos comentarios que fiz, tais como...

"Mais, para que serve tudo isto, para que serve todo este zururu? Se se descobrir que certas familias acumularam capital pela via ilicita, essas familias serao destituidas de seus bens? :) Serao esses bens repostos nos cofres do Estado moçamicano? Serao estes bens restituidos aos moçambicanos? Quais as medias a serem tomadas para que nao mais haja acumulaçoa ilicita de capital? Enfim quais as medias a serem tomadas para que as premissas da contabilidade nacional moçambicana se tornem transparentes?Ja agora, inverto a questao que o amigo Eugenio coloca no seu blog e pergunto a construçao de uma elite passa necessariamente pela acumulaçoa intransparente de riqueza?"

Perguntas com ares de certeza, nao é? Acontece que agora eu propria tenho duvidas. É sim, a unica certeza que tenho é que tenho duvidas.

2 commentaires:

J Francisco Saraiva de Sousa a dit…

Blogue interessante.
Também desconstruo as pseudo-elites portuguesas, nos meus blogues, embora prefire fazer ciência e filosofia.

Anonyme a dit…

>> Tanta energia! És um doce Yolanda.
>> O que os nossos países precisam é de uma Elite - um punhado de gente, um "núcleo duro" - que não esquecendo o seu bem estar e da Família (isso seria utopia e nem faria sentido), dispense a luxúria, o súperfluo e pense na dignidade dos outros:tenha um certo espírito de missão, se realize com o ser também útil aos outros.
>> Infelizmente, na maior parte dos casos (felizmente há excepções)ao embrião desses "núcleos duros" acontece o mesmo que às laranjas sãs, quando as misturamos num cesto com outras bolorentas: ficam com bolor também, apodrecem ... talvez porque a excessiva expectativa de ver obra no curto prazo,lhes acabe reduzindo as resistências.
>> Um abraço e sucessos, muitos.
FM