samedi 22 septembre 2007

sensacionalismo e ciencia (4)


QUEM SÃO OS SÃO-TOMENSES?
A POPULAÇÃO DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE, NÃO INCLUI CABO-VERDIANOS?! [I]


Choram em público, escrevem-se artigos, fazem-se reportagens, até livros escreveram a dissertarem sobre, a situação social dos ditos emigrantes Cabo-verdianos em S.Tomé e Príncipe. Aqueles, os antigos contratados para trabalharem nas roças, do antigamente, e os seus descendentes.
Até parece, até parece que naqueles tempos, os, únicos, que eram contratados, para trabalhar, eram Cabo-verdianos. Até parece que foram os únicos que geraram descendentes. Até parece!!!
Até parece que, a população de S.Tomé e Príncipe, os São-tomenses, não são uma miscigenação de povos e culturas de: colonizadores brancos, judeus, escravos, angolares, naturais de Angola, Moçambique e Cabo Verde[1]. A sério?! Sim!!! A minha bisavó, por exemplo, veio de Angola, mais precisamente, do kwanza sul, o meu bisavô é, um português de Mangualve. Eu sou um Forro!!!
Oh!!!! Então, os são-tomenses são, toda uma mistura!!!!!!!! É verdade. Mas os cabo-verdianos não fazem parte desta mistura!!! Não!?
Então, Jorge Neto, o famoso cantor cabo-verdiano, não é são-tomense?! Não, não é! Apenas nasceu em S.Tomé, e dizem que um dos progenitores é de São-tomense, e o outro, é Cabo-verdiano.
E o Camilo Domingos?! Esse é mesmo são-tomense, nasceu mesmo na Ilha do Príncipe. Ah! E os progenitores são, mesmo, cabo-verdianos de origem!!!!
Então, porquê toda essa polémica?! Porque, em S.Tomé e Príncipe, só os cabo-verdianos vivem na mais profunda miséria. O resto da população, os são-tomenses mesmo, vive tão bem!!! Até dá inveja!!!! É uma vergonha!!!
Nas roças, só existem cabo-verdianos e os seus descendentes. Aqueles, os únicos que foram contratados, antigamente, para trabalharem nas roças e plantações. Hummm!!! Nas roças de S.Tomé e Príncipe, não tem também, contratados e seus descendentes, oriundos de outros países?!
Oh!!! Então não vês a televisão, não ouves a rádio, não viste o ministro cabo-verdiano, a chorar?! Até já existe um livro!!!
Mas é verdade que os são-tomenses vivem melhor que, os cabo-verdianos. Então não, eles é que são são-tomenses!!!! Por exemplo, quem nasceu em S.Tomé mas é cabo-verdiano, e um dos pais é são-tomense e outro é cabo-verdiano. O progenitor que é são-tomense vive bem, e o que é, cabo-verdiano vive, na miséria profunda!!! Quem nasceu em S.Tomé e Príncipe, mas os, dois, progenitores são cabo-verdianos. Vive bem o filho, e os pais vivem, na mais profunda miséria!!!
E o governo não faz nada!?
Não, porque o governo é só dos são-tomenses. No governo não tem ninguém de origem cabo-verdiana. Teve ai, um descendente de cabo-verdiano que chegou a ser ministro, acho mesmo que, foi mesmo primeiro-ministro, mas, os são-tomenses, tiraram-lhe do poder. Houve ainda outro, se bem me lembro, que foi candidato a presidência da república, mas, como era evidente, perdeu né?!!!
Puxa! Mas a população devia fazer alguma coisa pa!!! Os comerciantes, os empresários…Sim deviam, mas não existe nenhum empresário cabo-verdiano, de origem ou descendentes de cabo-verdianos, nem tão pouco existe, comerciante algum, cabo-verdiano, de origem cabo-verdiana ou descendente.
E então?! Então aparecesse na televisão a chorar, faz-se reportagens, escrevesse artigos e livros, a dizerem que os cabo-verdianos são, muito maltratados!!! Coitados dos cabo-verdianos e os seus descendentes, em S.Tomé e Príncipe!!! Já só estão a espera da morte…
Mas isso deixa mal, os são-tomenses! Não Achas?! Nem pensar, os são-tomenses, nem tão ai p’ra isso!!!
Não percebo mais nada!!! A população de S.Tomé e Príncipe, inclui ou não, os cabo-verdianos?!
Hahahah! Não percebeste nada, pois não?! Eu também não! Vamos lá voltar a ler tudo de novo…



Obs: Desculpem a ironia, não gosto de o ser. Mas agora, foi mesmo preciso.

Humbah Aguiar
18/09/2007
-------
[I] recebi, hoje, este texto de Humbah Aguiar e reproduzo-o, na integra.
foto: Humbah Aguiar

Aucun commentaire: