mardi 16 octobre 2007

Amor esse sentimento estranho...



Hoje, hoje é dia mundial da alimentação. Tinha preparado, a postar, uma seria de artigos, alusivos ao dia, fotos, do mercado da cidade de Sao Tomé, fotos do mercado da place Monge,fotos de crianças vitimas da fome, quando de repente oiço na radio que Bertrand Cantat saiu da prisão.
Bertrand Cantat
é vocalista do grupo de rock francês “noir désir” (desejos negros). Marie Trintighant, actriz, foi companheira de Cantat, morreu a 27 de Julho de 2003, em consequência de uma disputa conjugal. Mais precisamente Cantat matou Trintignat. Casos destes em França, existem muitos. Dizem. A diferença é que este casal é mediatico. Chama atençao. Suscita discusões apaixonadas e apaixonantes.
É claro Marie Trintignant está morta. Ela perdeu a sua vida. Evidentemente, que como mulher, isto, nao me é, indiferente. Acresce ao facto que, como ser humano, nao pactuo com, tipo algum, de violência. Entretanto, nao sou, indiferente, ao outro lado lado da historia. Pergunto-me, assim, o que sentirá, de facto, Bertand Cantat? Certo, Cantat já está em liberdade condicional. Mas será que o seu espirito, tambem, está em liberdade? Não continuará, o espírito de Cantat, prisioneiro de sua propria acçao? Sera Cantat verdadeiramente livre algum dia? Livre de corpo e alma?
Certamente suscitarei a incompreenção das mulheres, a incrédulidade dos homens mas, penso que a violencia conjugal se inscreve no quadro de uma relação. Ao fazer esta afirmaçao nao estou a negar a violencia feita às mulheres, não estou a afirmar tão pouco que Marie Trintignan, é culpada de sua morte, que Maria procurou a sua morte... nao, nao posso, e nao quero fazer tais afirmaçoes. Apenas quero dizer que a violencia conjugal materializa-se nas relaçoes conjugais, a violencia conjugal constroi-se, para além da dicotomia culpado, vitima, agessor, agredido....
As consequencias da violencia conjugal extrapolam o dominio privado, condicionam as relaçoes da esfera publica e têm implicaçoes , na esfera economica, exemplo, voltará Cantat a cantar, quais as implicaçoes desta calamidade sobre os outros membros do grupo “noir désir”, quais as repercursoes na industria do disco, etc ,etc. Quais as repecursoes desta calamidade nos filhos do casal? Conseguiram eles superar essa tragedia? O odio formatara suas vidas?
Como vêm, a historia deste casal, extrapola o dominio privado e o dominio local, é uma historia “banal” que demosntra quão complicadas podem ser as relaçoes humanas. O amor, condiçao necessaria, para a felicidade de todos os homens é também motivo de dramas reais. Por amor se mata, por amor se nasce. Amor, motivo de felicidade, motivo de tragédia. Situação complexa. Amor, pode ser sinonimo de liberdade, liberdade por exemplo, na escolha do parceiro, liberdade condicionada e anulada pela institucionalizaçao das relaçoes conjugais, em termos de deveres e obrigaçoes definidos juridicamente. Qual é o lugar do amor na construçao das relaçoes sociais? Qual é o lugar do amor na organizaçao das sociedades? Amor e sua teia de relaçoes, questao de esfera publica ou questao de esfera privada?
amor esse sentimento estranho...
-----

Aucun commentaire: