samedi 6 octobre 2007

Fragilidade

1- mulher (africa)
2- recusar o poder (elite ?)
3- idoneidade (recusa ao debate)
4- emigraçao (cegueira)
5- imigraçao (silencio)
6 - exclusao (poder marginal)
7 - força (estupidez)
________
procuramos a resoluçoa para os problemas africanos nos corredores das grandes cimeiras, "vai ou nao vai ...", debatemos os problemas africanos, em funçao daquilo que o norte define, eternamente, dependentes independentes . teorizamo-los.
a meu ver o problematizar Africa é, tbem, problematizar, as relaçoes que estabelecemos, uns com os outros, sim, independentemente das caracteristicas espeficas de cada pais.
teorizemos essas relaçoes. é um ponto essencial. a nossa capacidade em marginalizar pessoas e com elas ideias...
a europa, nao é obrigada a albergar eternamente todos os emigrantes, particulermente os africanos, sao os que me interessam por afinidade geografica...
Porque emigram os africanos? porque existem tantos africanos cheios de diplomas, e estao, por essa Europa fora desempenhando trabalhos que nao sao compativeis com as suas qualificaçoes? porque nao regressam?
porque os seus paises de origem (em Africa) nao se preocupam com eles? mais, porque pagam,a preço de ouro, cooperantes europeus, para trabalharem em Africa?
porque, parece, que este problema nem sequer os incomoda. nao poderiam estes (os emigrantes africanos) se quisessem, contribuir, tambem ,
para o desenvolvimento de seus paises?
porque apenas damos importancia aos africanos bem sucedidos (idoneidade) e os outros? Porque, nao podem os outros contribuir, com suas ideias... uma vez que ja contribuem com as remessas monetarias.
outra coisa que me impressiona, a capacidade de mobilizaçao dos africanos na europa, manifestaçoes, greves, toda uma panoplia de reivindicaçoes... porque nao fazem reinvidicaçoes tbem em Africa?
sou contra os nacionalismos exacerbados, nao apresentam soluçoes aos reais problemas, mas nao se pode pensar a imigraçao na Europa sem pensar Africa...
a força apenas pode retardar os eventos mas, nunca impedi-los ... negociaçoes sao desejaveis,
reflitamos.

Aucun commentaire: