lundi 15 octobre 2007

Africa e seus "tumores"

Varias vezes, tentei saber, porque se acorda tanto dinheiro à luta contra o HIV- SIDA. Mas, entre colegas e amigos, acharam-me cruel. Desconfio que, você, caro leitor provavelmente reagirá como eles. Contudo, arrisco...

Nunca percebi porquê que os governos em Africa devem combater o HIV- SIDA! Mulheres morrem, deixam orfãos, homens morrem deixam viuvas... enfim todo o mundo morre!!! É claro que a perca de vidas humanas, para além, da componente emocional, acarreta a desestruturaçao da unidade familiar, diminuiçao de força de trabalho, diminuição de rendimento por unidade familiar... o que seguramente tem repercursões negativas na economia dos países, que se pretendem, desenvolver.

Assim, dificil torna-se ignorar o flagelo HIV- SIDA. Nem eu pretendo que se ignore. Mas passando, rapidamente pelos sites da OMS em varios paises africanos, apercebi-me que acordam longos tratados à HIV-SIDA. Mas pouco ou nada, se diz, por exemplo, sobre o cancro do colo do utero, sobre a vacina que pode evitar tal doença e com ela a morte de mulheres, mães, filhas, irmãs... diminuindo o numero de orfãos e de viuvos... contribuindo para a diminuiçao da desestruturaçao de unidades familiares, consequentemente aumentar a força de trabalho e conseguir um efeito não tão negativo na economia dos paises que pretendem desenvolver-se.

Certamente que o numero de mortes causados pelo cancro do colo do utero é inferior ao numero de mortes causadas pelo HIV-SIDA. Mas, foi posta no mercado no fim de 2006 uma vacina destinada a prevenir esse tipo de tumor. Dispomos, pela primeira vez de uma vacina capaz de prevenir um tumor e de reduzir os cancros do colo do utero. Certamente, a vacina é cara. Talvez , seja por isto que tenha sido fortemente publicitada na Europa e quase ignorada em Africa. Onde só uma elite priveligiada pode apanhar o aviao para países onde a vacina e outros tratamentos estejam à disposiçao das mulheres. A restante populaçao feminina, morre feliz, porque ignorante.

Acresce ao facto de existirem outros tipos de cancro, cujo indice de mortalidade tem aumentado nestes ultimos anos, na Africa subsahariana.
Porque nos preocupamos apenas com aqueles que sabemos que vao morrer e nao com aquelas que ainda podem viver? Sera crueldade colocar esta questao? Digam-me por favor.

---

foto: tirada aqui

Aucun commentaire: