mardi 2 octobre 2007

Olhar distraído...


orgulhosamente identificado...
quando o colectivo se sobrepoe ao individual...

Estava a dar a minha volta da praxe pela blogosfera moçambicana, quando o meu olhar distraído caiu aqui, levando meu pensamento para o campeonato de rugby a decorrer, neste momento, em França. Neste, nao há norte, nem há sul , nem leste, nem oeste, todo o hexágono, vibra em torno da selecçao francesa... e assim vai o mundo...

Sempre me impressionou a capacidade de mobilização dos franceses... infelizmente, no meu país
(STP), tudo é diferente... dizem que é por ser uma ilha, outros, dizem, que é por ser um país jovem, outros, ainda, dizem, que é, por ser um pais pobre... se calhar, até, outros, dizem, outras coisas mais ... pouco importa. Mas, para que serve, toda esta, conversa? Nada. Como já havia dito o meu olhar distraido, passeou-se por aqui... languido e preguiçoso, parou nos numeros, 764 visitas e 37 comentários registados disse de “olho para olho” Sera que os 37 comentadores visitaram a pagina 764 vezes? É possivel, mas, como nos ultimos tempos as unicas certezas que tenho tido sao dúvidas, dei por mim a olhar para aqui, na época, a frequencia, média, diaria (sem os primeiros seis meses), foi cerca de 238 visitas. Mas, ha sempre um mas, embora 70% dos leitores sejam permanentes, ha os que visitam o diario, varias vezes por dia. E agora, o que fazer? O melhor seria parar de pensar e ocupar-me das minhas coisinhas...
é. nao seria má ideia.

Acontece que lembrei-me que “a moçambicanidade é, também e sobretudo, um dever e uma tarefa: dever de conservar a liberdade e soberania duramente conquistadas ; tarefa de as consolidar e de as incrementar para as geraçoes futuras” . Enfim, é uma frase de Severino Elias Ngoenha que me tortura o cerebro, há já, algum tempo...

Porque sera a moçambicanidade ou uma outra “(...)nidade”, um “dever” e uma “tarefa”, dever de conservar a liberdade e soberania. Nao caberia ao Estado, e, tão somente, ao Estado o dever de preservar a soberania de Moçambique e a liberdade do cidadao moçambicano? Quando muito, cabera, ao exercito a tarefa e o dever de guardar as fronteiras do territorio moçambicano, nao? Bem, se assim nao é... Quais serão as outras razoes que poderao ser identificadas ao orgulho de ser moçambicano, por exemplo? Todas as razoes sao validas, creio, mesmo as mais irrisórias, tais como, suportar a equipa de futebol, comer matapa, amar a música, da dama do bling e do azagaia...apoiar a candidatura do blog de “um autor moçambicano” a um concurso internacioanal. Umh! blog?! Sim blog, porque nao? Sim, sim, mesmo nao sendo bloguista, que nao goste, hipoteticamente, do autor do blog, nao pactue na integra com suas ideias...

Entao se nao se pactua com as ideias do autor, nao se é bloguista, qual é o interesse em votar? O acto de votar num blog podera ser identificado com a moçambicanidade? Onde é que esse tal blog pode ser identificado ao “orgulho de ser moçambicano”? Sera o orgulho moçambicano ou o orgulho do propriétario do blog? Votar no tal blog é um dever?! Tarefa até poderia ser, pois deve dar trabalho responder a um montao de perguntas , prencher formularios e por ai fora, mas agora, dever?!!! nao sera "um bocado muito"?!!

Votar no bloguista ou nos bloguistas que levam as cores da bandeira nacional a um evento internacional, deveria ser, um dever. Acho. Pois, nao é a vitoria do bloguista que esta em causa. creio. Mas o que representa essa vitoria para Moçambique em particular e para Africa em geral. Isto é, ao se apoiar a candidatura do bloguista a acçao colectiva sobrepom-se à acçao individual. Nao é no bloguista que eu voto, mas na representaçao em torno do bloguista.

E a menina que escreve tudo isto, o que tem ela a ver com a vitoria do bloguista em questao? Nao é um bocado “puxa saco” e intrometida? Hiiiiiiiiiii Claro que nao. O que a identifica, com a vitoria do bloguista é o orgulho de ver o continente amado representado, é o facto de serem ambos utilizadores da lingua de Camoes... chegam estas duas razoes ou querem mais?!

Entao, nao acham que apoiar um blog moçambicano, num evento internacional deveria ser um dever, uma tarefa acima dos desejos indivividuais, das rivalidades, uma tarefa que se identifica com o orgulho de ser, no caso, moçambicano? Somos todos amigos da Lurdes Mutola? Nao. mas ficamos contentes quando ela ganha as medalhas "dela", nao? Os Mambas distribuem-nos o seu salario? nao. mas suportamo-lo até antes de ontem, nao?

Bem , caso tenha cometido alguma imprudencia, corrijam-me, por favor...

Aucun commentaire: